Discurso de Paraninfa – Jornalismo Unit 2011/1

PROFESSORA VALÉRIA BONINI, COORDENADORA DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE TIRADENTES; COLEGAS PROFESSORES E DEMAIS COLEGAS DA UNIT,QUE TAMBÉM RECEBEM A HOMENAGEM DESTA TURMA DE FORMANDOS. CAROS ALUNOS E EX-ALUNOS E QUIÇÁ, FUTUROS ALUNOS, AQUI PRESENTES. PREZADOS PAIS E DEMAIS FAMILIARES, AMIGOS, NAMORADOS E NAMORADAS, PARCEIROS PRESENTES OU JÁ AUSENTES NA VIDA DE CADA UM DE VOCÊS.

QUERIDOS E QUERIDAS JORNALISTAS: AISLA, IGOR, ALINE, RENATO, NEVERTON, WILSON, TIFANY, ROSENDO, CEIÇA, LUCIVANIA.

AGORA, AQUI, ENQUANTO ESCREVO ESTE TEXTO, EVOCO OS NOMES DE VOCÊS PELA MEMÓRIA, SEM PRECISAR DA AJUDA DA ORDEM ALFABÉTICA. E SEM HESITAÇÕES, ASSOCIO O NOME À PESSOA, COM ABSOLUTA TRANQUILIDADE.

A ÚNICA DÚVIDA QUE PAIRA É SOBRE CAROL E DANI. OU SERÁ DANI E CAROL? DOU UMA ESCAPULIDA RÁPIDA E JÁ QUE NÃO TENHO MAIS A LISTA DE CHAMADA COM O NOME DE VOCÊS, PEGO COLA NO CONVITE. MAS AINDA ASSIM, NOS BREVES SEGUNDOS ENTRE FECHAR E ABRIR OS ARQUIVOS NA TELA DO COMPUTADOR, A MEMÓRIA ME TRAI E FICO SEM SABER SE A CAROL É AQUELA QUE DANÇOU MUITO NA AULA DA SAUDADE OU SE É AQUELA QUE DORMIU DE CANSAÇO À BEIRA DA PISCINA. FICO SEM SABER SE A CRIADORA DE HAMSTERS É A DANI BIJU OU SE A QUE GOSTA DE ROSA PINK É A CAROL. E AINDA AGORA, OLHANDO PRA VOCÊS DUAS DAQUI, SE TIVER QUE NOMEÁ-LAS, NÃO SERÁ SEM ALGUMA AFLIÇÃO.

MAS, SE HOJE TIVESSE SAÍDO UM JORNAL FEITO POR VOCÊS, EU TERIA BOAS CHANCES DE SABER QUAL TEXTO É DE QUEM, MESMO QUE NÃO HOUVESSE A ASSINATURA EM CADA UM DELES E MESMO QUE O LEAD TIVESSE TORNADO MAIS OU MENOS HOMOGÊNEA A ESTRUTURA DOS TEXTOS.

MAS ISSO NÃO É O MAIS IMPORTANTE, POIS ACHO QUE SE ESPERA DE UM PROFESSOR QUE ELE RECONHEÇA A ESCRITA DE SEUS ALUNOS DEPOIS DE 5 SEMESTRES DE PRODUÇÃO TEXTUAL.

O MAIS IMPORTANTE É QUE SE HOJE TIVESSE SAÍDO UM JORNAL, EM EDIÇÃO ESPECIAL, A CHAMADA PRA MATÉRIA PRINCIPAL PODERIA SER ASSIM:

12 NOVOS JORNALISTAS PRA N DÚZIAS DE MATÉRIAS

NOVOS GRADUADOS EM JORNALISMO PELA UNIT SE INTEGRAM À IMPRENSA SERGIPANA

MAS TAMBÉM PODERIA SER ESTA:

 JORNALISMO SERGIPANO RECEBE 12 NOVOS PROFISSIONAIS

OU AINDA

DESAFIOS DIÁRIOS ESPERAM NOVOS PROFISSIONAIS DA IMPRENSA LOCAL

OUTRO POSSÍVEL

12 CABEÇAS E 12 SENTENÇAS: O COTIDIANO DE SERGIPE RETRATADO POR DIFERENTES PONTOS DE VISTA

MAS TAMBÉM PODERIAM SER OUTRAS AS CHAMADAS PRA MATÉRIA PRINCIPAL, SE COMO LEITORES, A GENTE PUDESSE LER TAMBÉM  A VIDA QUE ESTÁ ANTES E JUNTO COM ESSA MATÉRIA, SE ELA TIVESSE A ASSINATURA DE CADA UM DE VOCÊS: UMA MATÉRIA ESPECIAL EM CADA PÁGINA.

NESTA CONDIÇÃO, DE LEITOR ONISCIENTE, DE UM LEITOR QUE TUDO SABE E A QUEM SERIA FACULTADO O CONHECIMENTO DO CONTEXTO,  DOS MODOS DE PRODUÇÃO E DOS PROTAGONISMOS PESSOAIS QUE ANTECEDEM A ASSINATURA NESTA MATÉRIA HIPOTÉTICA, NESTA CONDIÇÃO DE LEITORES PRIVILEGIADOS, É BEM PROVÁVEL QUE A GENTE LESSE SUBTEXTOS À MERCÊ DE VENTOS VINDOS DE DIFERENTES DIREÇÕES.

É COMO SE O TÍTULO DA MATÉRIA, EM CAIXA ALTA E NEGRITO, CORPO 16 EM PRETO A 100 POR CENTO, FOSSE SENDO SOBREPOSTO POR UM ENUNCIADO EM MAGENTA, PARTES DO ENUNCIADO VINDAS DE LUGARES DIFERENTES, AS LETRAS SE JUNTANDO EM PALAVRAS, ESTAS EM ARRANJOS DIFERENTES EM FUNÇÃO DOS 12 PROTAGONISMOS QUE TÊM EM COMUM A ESCOLHA PELO JORNALISMO COMO FORMAÇÃO E COMO PROFISSÃO.

EU, PROFE DE VOCÊS DURANTE CINCO SEMESTRES DO CURSO, ACHO QUE NÃO PRECISO DESSA LENTE MÁGICA PRA LER OS SUBTEXTOS DO TÍTULO “NOVOS GRADUADOS EM JORNALISMO PELA UNIT SE INTEGRAM À IMPRENSA SERGIPANA”.

ARRISCO DAQUI QUE PASSAM AGORA PELA CABEÇA DE VOCÊS VÁRIOS FILMES; ARRISCO DAQUI QUE VEM À CABEÇA DE VOCÊS A MEMÓRIA DOS PROTAGONISMOS QUE ANTECEDERAM E DEFINIRAM A OPÇÃO PELO JORNALISMO.

QUEREM VER?

“MÃE, PAI, CONSEGUI! BRIGADÃO, VIU? / CARA, ENFIM REALIZEI MEU SONHO! / QUE PENA QUE VOCÊ NÃO ESTÁ AQUI! MAS EU TE GOSTO MUITO, VIU? SAUDADE! / UM ESTÁGIO, MINHA ESCOLHA! / 45 LINHAS – AGORA É MAMÃO COM AÇÚCAR! / NEM NAMORAR DEU TEMPO, DE TANTA COISA PRA FAZER! / JÁ TÔ COM SAUDADE DAS AULAS! / E O CAFÉ NAS MADRUGADAS DO TCC? / COESÃO LEXICAL OU GRAMATICAL? / CONSEGUI ESCREVER SEM ADJETIVOS! / PRONTO, AGORA É PARTIR PRA LUTA! / NORMA CULTA OU NORMA OCULTA? / SOB OUTRO PONTO DE VISTA, A HISTÓRIA SERIA OUTRA! / AQUELE VERBO DICENDI QUASE ACABOU COM MINHA MATÉRIA! / AH, SE O BANCO DO CCS FALASSE! / CONCRETUDE NELES! / AH, AQUELA NOITE DEPOIS DA AULA! / E O MACARRÃO SEM MOLHO DE TOMATE? / LEMBRA DAQUELE NOSSO SÃO JOÃO? / DE 65 LINHAS A 65 PÁGINAS: UM LIVRO-REPORTAGEM PELA FRENTE! / E AS NOITES VIRADAS ANTES DAS PROVAS?

PERGUNTAS APENAS RETÓRICAS, POIS QUE AS RESPOSTAS JÁ FORAM DADAS NO PERCURSO, E HOJE FAZEM A FUNÇÃO DE SITUÁ-LOS E ACOLHÊ-LOS NA ALEGRIA DA REALIDADE E CONCRETUDE DESTE MOMENTO EM RELAÇÃO AO SONHO E AO DESEJO DE SER JORNALISTA. AGORA VOCÊS SÃO JORNALISTAS.

E EU SOU PARANINFA DA TURMA DE VOCÊS. AQUI, DESTE LUGAR DE HONRA COM QUE VOCÊS ME PRESENTEARAM, COMO PROFESSORA, DIGO COM TOTAL TRANQUILIDADE: FOI O MELHOR QUE EU PUDE FAZER, MEU TRABALHO COMO PROFE É O MELHOR DE MIM.

MEU DESEJO É QUE EM CADA MATÉRIA QUE VOCÊS PUBLICAREM, EM CADA TRABALHO QUE VOCÊS FIZEREM, SE POSSA LER, COM AQUELA LENTE MÁGICA ACIONADA PELOS PROTAGONISMOS DE CADA UM DE VOCÊS, SE POSSA LER “ISSO FOI O MELHOR QUE EU PUDE FAZER”, “ESSE TRABALHO É RESULTADO DO MELHOR DE MIM”.

MUITAS OUTRAS ALEGRIAS PRA VOCÊS.

OBRIGADA

Anúncios

10 respostas para “Discurso de Paraninfa – Jornalismo Unit 2011/1

  • Joscivanio (Vânio)

    Muuuiiito emocionante, profe!

    Fico imaginando o dia quando terei o privilégio de ouvir meu nome sendo proferido num discurso como esse… Mas esse dia está longe… ainda falta muito tempo… ou não… sei lá! O tempo passa tão rápido!

    Até lá temos muitos DESAFIOS a VENCER!

  • Aline Bittencourt

    Amei todas as palavras que disse Ester e o companheirismo então…..nem se fala. Principalmente sua presença e a honra em tê-la como nossa paraninfa!!!!!!!!

    bjsssssss

  • carolina

    Oi minha querida paraninfa,

    Acabei de ver esta bela homenagem sendo proferida mais uma vez, ao ser exposta no seu blog, não poderíamos ter feito melhor escolha para paraninfa.

    Um abraço carinhoso da sua eterna aluna, amiga e fã.

    Carolina Caldas

    • Alcione Martins

      Melhor do que a escolha da sua turma,foi a escolha da minha turma!!kkkk. Parabéns pela formatura Carolina.
      Quanto ao texto de Mambrini…sem comentários,ela surpreende sempre. Depois de alguns anos visitaremos esse blog, em ‘Discurso de Paranifa’ e vamos encontrar uns 100 textos, cada um diferente do outro, mas um tão bom quanto o outro.

  • Daniela

    Esterzinha minha querida. Fico sem palavras ao ler novamente essa linda homenagem. Muito obrigada por tudo, pelos conselhos, puxões de orelha e até mesmo pelas confusões no momento da chamada kkkk. Sou e sempre serei sua fã. Moras no meu coração viu. Beijão!

  • elisangelaccampos

    CaraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaLhoOOOoo!!!! Muito show de bola. Eu sou o puro arrepio lendo esse texto. Deu até vontade de formar kkkkk.

    beijo porfe ahasou ^^)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: